Movimento “Académicas.” desafia estudantes a fazerem-se ouvir

O movimento “Académicas.”, do qual a AAUBI faz parte, reivindica o aumento do financiamento do Ensino Superior no Orçamento do Estado e desafia os estudantes a mostrar o seu descontentamento, colocando capas pretas à janela.

Em nota de imprensa, a AAUBI revela que o reforço em ação social é essencial para garantir a independência monetária dos estudantes, sendo que o valor da bolsa, além das propinas, precisa de cobrir custos de alimentação, alojamento, transportes e material escolar.

Relativamente ao alojamento, neste manifesto os alunos pedem o aumento do número de camas, a reabilitação de residências, a criação de oferta em alojamento público e a disponibilização de linhas de apoio à utilização de transportes públicos.

O “Académicas.” garante que é urgente o ajuste das metodologias de ensino de acordo com a evolução tecnológica e a reformulação do “modelo de ensino assente na competitividade” que gera níveis de ansiedade altos nos estudantes. Há ainda a necessidade de modernização e aumento das salas de aulas e infraestruturas de apoio.

Neste manifesto consta também a necessidade de baixar a propina em mestrados e doutoramentos, uma vez que “nos dias de hoje, um estudante que transita do 1º ciclo para o 2º ciclo, depara-se com uma propina 2 a 3x mais elevada, e 3 a 4x mais elevada no 3º ciclo”, explica.