União de Freguesias da Covilhã e Canhoso lança “Freguesia Solidária”

A União de Freguesias da Covilhã e Canhoso lançou o programa “Freguesia Solidária”, com o objetivo de apoiar as famílias carenciadas ao mesmo tempo que estimula o comércio tradicional.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da União de Freguesias da Covilhã e do Canhoso, Carlos Martins, esclareceu que “cada uma das famílias apoiadas receberá 2 vales, no valor de 10€ cada um, podendo ser trocado pela aquisição de produtos ou serviços em todos os estabelecimentos aderentes”. Os vales podem, começar a ser usados a partir do dia 14 de dezembro, em todas as lojas de comércio tradicional, desde a mercearia à farmácia.

Cada empresa pode decidir “de que forma fornece o produto ou serviço ao freguês podendo o valor ser consumido uma vez ou em várias vezes”. Os vales vão ser “autenticados” e não poderão ser utilizados “em jogos de sorte e azar, nomeadamente raspadinhas e euromilhões”, vincou o autarca.

Carlos Martins afirmou que o número de famílias a pedir ajuda tem aumentado e se antes pediam géneros alimentares agora pedem ajuda “para pagamentos de rendas, de água, luz e também propinas”.

Os comerciantes ou empresas que queiram aderir à iniciativa devem inscrever-se online ou dirigir-se à sede de União de Freguesias para preencher o formulário, até ao dia 11 de dezembro.

A verba disponibilizada para a “Freguesia Solidária” será de 10mil euros e a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso pretende chegar através deste programa a 500 famílias, frisou o presidente.

As grandes superfícies comerciais estão excluídas do projeto, uma vez que, o objetivo é apoiar a 100% o comércio tradicional.