Avião da UBI vai ser recuperado pela Força Aérea

O avião Cessna T 37 da Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser recuperado no âmbito de uma pareceria entre a UBI e o Estado Maior da Força Aérea. “A aeronave que se encontra há cerca de 30 anos no parque de estacionamento do Polo I foi transportada esta semana para o Aeródromo de Manobra n.º 1, em Ovar”, informa a Instituição na sua página de facebook.

“A intervenção vai abranger, em especial, a recuperação da pintura, entre outros trabalhos de renovação da estrutura, levados a efeito pela Força Aérea Portuguesa”. 

Tendo em conta o plano de trabalhos elaborado pela Força Aérea Portuguesa, a manutenção terá uma duração de, aproximadamente, três meses. Está também previsto um tratamento igual para o outro avião que se mantém nas instalações, neste caso o FIAT G91, assim que o retorno da outra aeronave acontecer.

O Cessna T 37, que foi colocado em 1992 na UBI, faz parte de um conjunto de 30 deste modelo que esteve ao serviço da Força Aérea Portuguesa desde a década de 1960. “É um dos aviões que constituem uma marca icónica da Universidade, que se pretende manter com toda a dignidade que a história dos mesmos merece”.