Aluno da UBI alcança 3.º lugar no Fraunhofer Portugal Challenge

O aluno da Universidade da Beira Interior (UBI) Bruno Manuel Degardin alcançou o 3.º lugar no Fraunhofer Portugal Challenge, com a sua dissertação de Mestrado intitulada “Weakly and Partially Supervised Learning Frameworks for Anomaly Detection”.

A dissertação desenvolvida no âmbito do 2.º Ciclo em Engenharia Informática, e que teve a orientação do docente Hugo Proença, focou-se na inteligência artificial e visão computacional para a deteção de eventos anormais. Crimes e situações perigosas seriam assim captados através de câmaras de videovigilância de forma automática e sem ser necessário intervenção humana, nem processos intensivos de anotação de dados.

O concurso promovido a nível nacional, pela Fraunhofer Portugal, atribuiu no dia 28 de outubro o prémio devido à utilidade prática da tecnologia desenvolvida para o mundo do mercado e da indústria.

O prémio Fraunhofer Portugal Challenge tem como objetivo distinguir trabalhos de investigação de mérito elevado que tenham como foco “Investigação com utilidade prática” nas áreas de tecnologia de ponta e sistemas inteligentes para a saúde, bem-estar social, energia, agricultura e comércio. É também necessário que as dissertações de mestrado e doutoramento tenham sido defendidas numa instituição do Ensino Superior portuguesa.