Covid-19: ACES Cova da Beira e CHUCB começam vacinação amanhã

A vacinação contra a covid-19 arranca no ACES Cova da Beira e no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) a partir de amanhã.

O ACES Cova da Beira revelou à Rádio Clube da Covilhã, que existem 40 vacinas para os profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde, nesta primeira fase.

No caso do Centro Hospitalar vão ser vacinados 230 profissionais de saúde, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, confirmou o presidente do conselho de administração do CHUCB, João Casteleiro, à redação.

Amanhã, dia 29 de dezembro, começam também a ser vacinados os profissionais de saúde da ULS da Guarda. Para já vão ser administradas 605 doses aos profissionais de saúde que se encontram na primeira linha do combate à COVID-19.

Numa primeira fase, os profissionais de saúde são o grupo prioritário que tomará a primeira dose da vacina. A segunda dose será administrada 21 dias após a toma da primeira.

De seguida, e já em janeiro, a prioridade é dada aos profissionais e residentes em lares e instituições similares, aos profissionais e internados em unidades de cuidados continuados, bem como aos restantes profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes que ainda não tenham sido vacinados.

Posteriormente serão vacinadas as pessoas de 50 ou mais anos, com, pelo menos, uma das seguintes patologias, como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Na segunda fase é a vez das pessoas (com 65 ou mais anos), com ou sem patologias, que não tenham sido vacinados previamente, bem como pessoas entre os 50 e os 64 anos com diabetes, neoplasia maligna activa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade ou hipertensão arterial.

Por último, numa terceira fase pretende-se vacinar a restante população. Esta fase pode ser revista consoante o ritmo de entrega das vacinas.