Covid:19: Amanhã vigora “novo mapa” de risco. Na Cova da Beira ativos sobem para 245

O mapa epidemiológico tendo em conta a taxa de incidência de Covid-19 em cada concelho (número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias), anunciado a 17 de dezembro, entra amanhã em vigor em todo o país.

Recordar, no entanto, que as medidas para esta quadra de Natal e Passagem de Ano são iguais para todos os concelhos, independentemente do nível de risco em que se encontrem.

Na Beira Interior há vários concelhos que aliviam medidas, caso da Covilhã que passa do patamar muito elevado para elevado e de Belmonte que desce do extremamente elevado para elevado.

Em termos práticos significa que acaba o recolher obrigatório às 13:00 já no próximo fim-de-semana bem como o encerramento do comércio a essa hora. Referir que as medidas para a Passagem de Ano se aplicam a todo o país.

Há também concelhos cujas medidas serão agravadas a partir de dia 24, sendo os casos mais graves os de Aguiar da Beira, Penamacor e Pinhel que passam para o patamar extremamente elevado. A estes juntam-se Idanha-a-Nova, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo que passaram ao patamar muito elevado e que por isso terão também as medidas de recolher obrigatório em vigor.

Risco Moderado: Fornos de Algodres (=), Mação (-), Mêda (-), Oleiros (-), Pampilhosa da Serra (-), Proença-a-Nova (=), Sertã (=) e Vila de Rei (=).

Risco Elevado: Belmonte (-), Celorico da Beira (=), Covilhã (-), Fundão (=), Gouveia (-), Manteigas (-), Trancoso (=) e Vila Velha de Ródão (+).

Risco Muito Elevado: Almeida (+), Castelo Branco (=), Figueira de Castelo Rodrigo (+), Guarda (=), Idanha-a-Nova (+), Sabugal (=) e Seia (=).

Risco Extremamente Elevado: Aguiar da Beira (+), Penamacor (+) e Pinhel (+).

A um dia de entrarem em vigor novas medidas, na Cova da Beira os três concelhos aumentaram o número de casos ativos.

Na Covilhã registaram-se 7 novos casos no último dia e 5 pessoas recuperaram. Há 180 casos ativos neste município, 830 recuperados e 17 óbitos.

Em Belmonte não se registaram recuperados e foram reportados dois novos casos. Há 13 infetados ativos, 285 recuperados e 11 óbitos.

Também no concelho do Fundão os casos ativos subiram nas últimas 24 horas, para 52. Há mais 4 novos casos e duas pessoas recuperaram. O total de curados é de 535. Neste município faleceram com Covid-19 24 pessoas.