Artesãos satisfeitos com “Mercadinho de Natal” na Covilhã

O Mercadinho de Natal, iniciativa inserida no Natal com Arte, evento promovido pela Câmara Municipal da Covilhã foi, segundo os participantes, “um êxito”.

A Rádio Clube da Covilhã foi passar uma manhã à Praça do Município e constatou que os “cheiros e sabores” do Natal que emanam das “barraquinhas” não deixam ninguém indiferente. Das filhoses ao bolo rei, todas as guloseimas da quadra têm espaço neste certame, sem esquecer o artesanato e até mesmo os livros, próprios de um verdadeiro alfarrabista, que merecerem um olhar mais atento.

Ana, uma das vendedoras, disse que esteve presente nos últimos anos e este foi dos melhores em vendas. “Foi um ano diferente mas para melhor” disse, afirmando que “os covilhanenses deixaram os shopings e ajudaram mais o comércio local”. Quanto aos turistas, “acabaram por aparecer, não nos podemos queixar” afirmou.

Uma opinião que a “vizinha” do lado partilha. A Dina, assim se apresenta, diz que na sua barraca há de tudo ” e as pessoas acabam por levar sempre qualquer coisa”. Neste caso o segredo está “no cheiro”, uma vez que todas as “delicias” que vende, de bolos a pão com chouriço, são ali confecionados, explica.

Numa outra vertente, há também livros na banca da “Zézinha de Santa Maria”. Ali “encontra de tudo”, desde os livros antigos aos clássicos juvenis. Também ela considera que “valeu a pena participar neste Mercadinho”.

A organização deste “Mercadinho de Natal” na praça do município é da Câmara Municipal da Covilhã, e, segundo a vereadora Regina Gouveia, num primeiro momento a autarquia pensou em não o realizar devido à pandemia.

Acabaram por rever esta posição e “em boa hora”, porque em todo o momento cumpriu as regras da DGS e tanto “compradores como vendedores se mostraram satisfeitos no final”, disse a autarca.