Fundão e Produtores de Queijo assinam protocolo de cooperação

O Município do Fundão e a Associação de Produtores de Queijo de Castelo Branco assinaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de apoiar e valorizar toda a fileira de produção de Queijos da Beira Baixa DOP, nomeadamente Queijo de Castelo Branco, Queijo Picante da Beira Baixa e Queijo amarelo da Beira Baixa.

Segundo a nota de imprensa, “o protocolo irá permitir conceder um apoio, que se irá dividir em duas componentes. Uma mais direcionada para a capacitação das agro-indústrias e das queijarias. A segunda vertente será direcionada para apoiar o acréscimo de produção de queijo da Beira Baixa DOP, assumindo o Município do Fundão, aos produtores do concelho, 50% dos custos inerentes ao processo de certificação de queijo certificado”.

O documento prevê, ainda, a colaboração da Associação de Produtores de Queijo de Castelo Branco com o Município do Fundão no projeto denominado “Reintrodução de Pequenos Ruminantes na Paisagem Protegida da Serra da Gardunha”.

O projeto pretende “estimular a celebração de contratos de produção entre os associados e os produtores de leite que façam pastoreio na área da paisagem protegida da serra da Gardunha”.