Fundão: Câmara aprova maior orçamento dos últimos dez anos

A Câmara do Fundão terá um orçamento de 34,9 milhões de euros para 2021, valor mais elevado dos últimos dez anos, que inclui investimento, área social e resposta à pandemia, disse ontem o presidente da autarquia.

A versão final do documento foi aprovada por maioria em reunião de câmara realizada segunda-feira e contou com os votos contra dos dois vereadores socialistas, que consideram que este é “um orçamento de milhões em que não se sabe onde vêm os tostões”, frisa a Agência Lusa.

Já Paulo Fernandes explicou que o crescimento do orçamento está relacionado com a capacidade de garantir fundos europeus e especificou que maior fatia de crescimento se prende com a componente do investimento que passa de oito milhões, em 2020, para 13 milhões de euros.

O orçamento também contempla uma verba de cerca de dois milhões de euros para a componente da saúde e para as respostas socioeconómicas que venham a afigurar-se necessárias, face à pandemia.

Paulo Fernandes referiu igualmente o acréscimo no valor das transferências para as juntas de freguesias, com a criação de um fundo extraordinário de 90 mil euros, que se destina a dotar as juntas de maior capacidade de resposta para a redução de impactos e riscos relacionados com a covid-19.

A nível do investimento, destacou que na área social e da saúde está previsto o apoio às entidades do terceiro setor, tais como o investimento para a requalificação dos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia do Fundão ou para o projeto de cuidados na área da saúde mental, num projeto do Centro de Assistência Cultural e Formativo do Fundão (CACFF), bem como para assegurar a concretização de candidaturas por parte dos lares e instituições ao programa PARES.

A concretização do projeto para a Unidade de Medicina Nuclear do Fundão, o apoio à criação de uma Unidade de Saúde Familiar e a requalificação de extensões de saúde (Póvoa da Atalaia, Atalaia do Campo, Souto da Casa, Alpedrinha e Bogas de Cima), estão igualmente contempladas.

Nos investimentos de grande dimensão, Paulo Fernandes destaca o Cineteatro Gardunha e o Centro de Acolhimento de Empresas.