Minuto de silêncio na AM Covilhã pelas vítimas de Covid-19 e por Firmino Gaudêncio

A Assembleia Municipal da Covilhã prestou homenagem às vitimas de Covid-19 no concelho, guardando um minuto de silêncio e aprovando, por unanimidade, um voto de pesar a endereçar às famílias enlutadas.

A proposta partiu da bancada socialista. “Esta é uma dor que nos marcará para sempre” está escrito no documento apresentado por Rosália Rodrigues. A deputada vinca que “esta é uma realidade que parecia distante, mas também nos atingiu e chorámos a partida de concidadãos, amigos, vizinhos e familiares vitimados por esta terrível pandemia”.

A Assembleia prestou ainda homenagem póstuma a Firmino Gaudêncio, empresário, fundador das Confeções Lança em Vales do Rio e que faleceu a 6 de dezembro. Foram 3 os votos de pesar aprovados neste sentido.

A bancada socialista quis com este voto “homenagear o cidadão covilhanense, empreendedor e gerador de emprego”, disse Rosália Rodrigues.

Luís Fiadeiro, deputado do movimento independente De Novo Covilhã, destacou também o caráter empreendedor de Firmino Gaudêncio, considerando que a fábrica que criou é uma das “empresas de referência no concelho, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional”, destacando que “veste todas as figuras da Disneyland Paris“. Para além das suas qualidades humanas, Luís Fiadeiro frisou ainda o facto de ter sido dirigente associativo.

Rui Amaro, presidente da Junta de Freguesia do Peso e Vales do Rio teceu também os mais rasgados elogios a Firmino Gaudêncio, relembrou que este “levou o nome dos Vales do Rio pelo mundo”, vincando que foi homenageado pela CMC em 2011 com a medalha de mérito municipal categoria prata e pela Junta de Vales do Rio com a medalha de ouro.

O autarca destacou ainda a sua vertente social e humanitária que “merece respeito e admiração de todos”.

Todos estes votos foram aprovados por unanimidade.