Congresso Internacional de Antropologia de Iberoamérica acontece no Fundão

O Fundão vai receber, em 2021, o XXVI Congresso Internacional de Antropologia de Iberoamérica (CIAI 2021). O congresso é organizado pela Universidade de Salamanca e terá como tema a “Migração e mobilidades atuais”.

Foi no encerramento do XXV Congresso Internacional de Antropologia de Iberoamérica, que se realizou a partir de Salamanca, em formato online, nos dias 19 e 20 de novembro, que foi anunciado que seria o Fundão a receber a edição de 2021.

Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, citada em nota de imprensa enviada à RCC, frisa que a realização no Fundão da 26ª edição do congresso “reforça o papel do concelho como laboratório futuro nas áreas das Ciências Sociais e no estudo das migrações nas sociedades contemporâneas, a história e a memória das cidades, entre outros”.

Segundo a nota de imprensa o congresso “servirá, também, para prestar homenagem a uma das maiores especialistas mundiais em migrações e mobilidades, Maria Beatriz Rocha Trindade, socióloga, doutorada pela Universidade de Paris V (Sorbonne) e agregada pela Universidade Nova de Lisboa”.

O Congresso Internacional Antropologia de Iberoamérica é uma referência internacional, que reúne especialistas de várias áreas como Antropologia, Comunicação, Economia, Política, Literatura, Sociologia, História, Filosofia, entre outras, que dedicam a sua investigação ao conhecimento das culturas da área iberoamericana, incluindo Portugal e Espanha.