Projeto de recolha e reutilização de máscaras arranca na Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã vai iniciar um projeto ambiental em parceria com a empresa TO-BE-GREEN, no dia 14 de dezembro, pelas 10h00.

Segundo a nota de imprensa enviada “a autarquia vai proceder à entrega de contentores (com pedal), dando assim início a uma forte campanha de sensibilização, que envolve a recolha e reutilização de máscaras de proteção individual”. A iniciativa será desenvolvida na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Escola Secundária Campos Melo e na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI).

O município afirma que “a partir de agora, os alunos do concelho poderão entregar as suas máscaras individuais em fim de vida à saída da sua escola em contentores adequados, para posterior recolha e tratamento por parte da TO-BE-GREEN”.

“A partir das máscaras recolhidas pretende-se criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes”, explica o município.

A Covilhã vai ser a primeira cidade em Portugal a implementar este sistema na sua globalidade, sendo que, uma das suas principais vertentes destina-se às escolas do Concelho.

No fim deste processo, o município da Covilhã e a TO-BE-GREEN irão “disponibilizar a todos os covilhanenses uma Loja Social para a entrega e partilha de peças de vestuário em fim de vida, em colaboração com as IPSS’s do Concelho e com outras entidades que apoiam os mais desfavorecidos”.