Proteção Civil ativa Plano de Operações para receber visitantes na Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou o dispositivo conjunto de proteção e socorro na Serra da Estrela (PONSE), anuncia em comunicado.

Em causa “está o número de visitantes esperado nesta altura do ano, num local com características naturais que fazem dela um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental”, destaca o documento.

Esta é uma situação que levou a Autoridade Nacional “a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação de um Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE)”, refere a ANEPC no comunicado.

Este dispositivo é integrado pelos Bombeiros da Covilhã, Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas, pelo Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e ainda por outros meios qualificados para participar nas missões de proteção e socorro.

Foto: RicardoCosta Photography