Teatro Municipal da Covilhã concluído em fevereiro

A pandemia atrasou os trabalhos no futuro Centro de Inovação Cultural da Covilhã que resulta da requalificação do Teatro Municipal, mas nesta altura a obra “decorre a bom ritmo”, destaca o presidente da Câmara.

“As obras estão em avançado estado de conclusão”, frisa Vítor Pereira, vincando que esteve pessoalmente no local e “gostou imenso” do que viu. Descreve que “a teia já está colocada e já estão a pôr as cadeiras”, e que no final “será uma obra extraordinária e impactante”.

O autarca aponta que o mais tardar em fevereiro a obra estará concluída, podendo mesmo acontecer no primeiro mês do ano.

Recordar que da reconversão do Teatro Municipal da Covilhã irá surgir o Centro de Inovação Cultural, num investimento de 4.8 milhões de euros apoiados por fundos comunitários através do Centro2020 no valor de 3.7 milhões, sendo a parte da componente própria assumida pela câmara.

A intervenção principal na sala de espetáculos mantém o sistema plateia/balcão assim como a traça original, quer no interior quer no exterior, mas totalmente modernizada.

O palco terá um alargamento da boca de cena, passará de 9 para 12 metros, todas as infraestruturas serão novas, a acústica e a climatização será remodelada, haverá ainda uma redução significativa de lugares sentados que passarão de 984 para 620.

Além do Teatro Municipal está a ser intervencionada a antiga residencial Montalto, dando origem ao Centro de Incubação e Apoio a Indústrias Culturais e Criativas, que em conjunto com o Teatro constituirão o Centro de Inovação Cultural.

Inicialmente a conclusão dos trabalhos apontava para junho de 2020 e a sua inauguração para outubro, aquando das comemorações dos 150 anos da cidade. Sofreu sucessivos atrasos, estando agora prevista a conclusão para fevereiro de 2021.

(Foto arquivo)