UBI: Alunos apresentam Melhores Casos Práticos em Congresso Internacional

As comunicações “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas” e “SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19” foram consideradas os Melhores Casos Práticos das Sessões 6 e 10, respetivamente, do XII Congresso Internacional de Case Studys relacionados com Marketing Público e Sem Fins Lucrativos.

Segundo a UBI, “SPEAK no combate ao isolamento imposto pela COVID-19”, de Sofia Lopes, estudante do 2.º Ciclo/Mestrado em Marketing da Universidade, incide sobre a organização não lucrativa SHARE YOUR WORLD, fundada em 2017 por Hugo Menino Aguiar, em Leiria.

“A organização desenvolveu uma iniciativa que tem como objetivo combater as barreiras de inclusão social que os “não locais” sentem ao chegar a uma nova cidade, sendo estas a dificuldade de criação de uma rede de contactos com locais e a língua. Esta iniciativa, designada de SPEAK, viu-se “obrigada”, devido à pandemia a adaptar a sua metodologia de trabalho, passando a acontecer online”.

Por outro lado, a comunicação “Inclusão Digital nas Favelas do Brasil: um Case sobre a Parceria entre Alô Social e a Central Única das Favelas”, dos estudantes Ana Samara da Silva (2.º Ciclo/Mestrado em Empreendedorismo e Inovação Social), Bibiana Klein (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing) e Cézar de Albuquerque Júnior (2.º Ciclo/Mestrado em Marketing), tem como objetivo analisar a parceria entre a empresa Alô Social e a organização não-lucrativa Central Única das Favelas (Cufa) na campanha intitulada “Mães da Favela On”.

“O estudo mostra que a parceria entre as entidades tem alcançado resultados importantes para o desenvolvimento educacional de mães e filhos, que se encontram em vulnerabilidade social nas favelas de todo o Brasil”, refere a UBI.

O evento realizado no passado dia 18 de dezembro foi promovido pela Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo/International Association on Public and Nonprofit Marketing (AIMPN/IAPNM) em colaboração com a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.