Covid-19: CHUCB abre mais uma enfermaria Covid. Tem 110 internados

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, CHUCB, tem, ao dia de hoje, 110 internados com Covid-19, 102 em enfermaria e 8 na unidade de cuidados intensivos. A instituição teve de abrir uma quarta enfermaria para doentes covid e o número de camas disponíveis aumentou para 125.

No entanto, unidade de cuidados intensivos, que tinha 8 camas disponíveis, atingiu o limite.

O CHUCB tem até ao momento 51 profissionais de saúde infetados ou em isolamento profilático.

No concelho da Covilhã o número de novos casos confirmados de Covid-19 pela autoridade de saúde é hoje manifestamente inferior ao dos últimos dois dias. Há 14 novos infetados e 4 pessoas recuperaram, sendo o total de casos ativos de 336.

No município da Covilhã há surtos ativos em dois lares. No Lar de S. José onde segundo fonte da autoridade de saúde a “situação está controlada” com casos positivos a surgirem diariamente, mas em número e circunstâncias espectáveis uma vez que a rede de contactos está identificada e os positivos estão isolados. Este surto atingiu mais de 30 elementos, entre colaborados e utentes.

Há também um surto no Centro de Convívio e Apoio à Terceira Idade do Tortosendo, com pelo menos 38 casos positivos. Neste caso a instituição, com o apoio da Junta de Freguesia, retirou os utentes negativos para um espaço cedido pela autarquia local.

Em escolas destaque para a EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã com 4 alunos positivos e para o Conservatório de Musica da Covilhã, que funciona no mesmo edifício e que tem também 4 casos positivos entre alunos, docentes e pessoal não docente.

A UBI, segundo o boletim da instituição revelado no dia 15, tem um total de 21 alunos positivos, sendo que desses apenas 2 estiveram em aulas presenciais. Estão ainda infetados 5 funcionários.

Na Universidade da Beira Interior já recuperaram 163 casos, dos quais 146 são alunos, 8 docentes, 5 investigadores e 4 funcionários.