Covid-19: Vacinação nos lares do concelho da Covilhã começa amanhã

Começa amanhã a vacinação contra a Covid-19 nos lares do concelho da Covilhã.

A vacinação vai começar no Lar da Fundação Anita Pina Calado, no Teixoso, pelas 09:00 e estender-se posteriormente aos restantes lares do concelho.

Esta operação está a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, (ACES) que tem equipas preparadas para a efetuar nos três concelhos da sua abrangência, Covilhã, Fundão e Belmonte.

Recordar que depois dos profissionais de saúde da linha da frente a prioridade é dada aos profissionais e residentes em lares e instituições similares, aos profissionais e internados em unidades de cuidados continuados, bem como aos restantes profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes que ainda não tenham sido vacinados.

Posteriormente serão vacinadas as pessoas de 50 ou mais anos, com, pelo menos, uma das seguintes patologias: Insuficiência cardíaca; Doença coronária; Insuficiência renal; Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); Doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Na segunda fase será a vez das pessoas (com 65 ou mais anos), com ou sem patologias, que não tenham sido vacinados previamente, bem como pessoas entre os 50 e os 64 anos com diabetes, neoplasia maligna activa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade ou hipertensão arterial.

Por último, numa terceira fase, pretende-se vacinar a restante população.