Covid-19: Covilhã vai ter “hospital de retaguarda” no Seminário do Verbo Divino

A Câmara Municipal da Covilhã, em conjunto com o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira e o Aces Cova da Beira, está a criar um “hospital de retaguarda”, no Seminário do Verbo Divino no Tortosendo, com capacidade para 30 camas, para apoiar o CHUCB no combate à pandemia.

Vítor Pereira explicou na reunião pública do executivo municipal desta manhã, que estão ainda a decorrer reuniões entre as três entidades, para operacionalizar todo o processo e que o objetivo é ter “um hospital de retaguarda, com todas as condições, técnicas e de conforto, para que todos os doentes covid-19, que já não necessitem de internamento, mas que precisem ainda de cuidados clínicos, possam ficar em recuperação naquele espaço”.

A Congregação do Verbo Divino, que já tinha posto o Seminário ao dispor do município como estrutura de retaguarda na primeira fase da pandemia, cede de novo as instalações de forma totalmente grátis para este fim, salientou Vítor Pereira.

Para o autarca esta é mais uma forma de continuar a “guerra contra o vírus”, libertando o hospital da atual “pressão”, ficando mais liberto para prestar assistência a outros cidadãos que tenham um quadro pior.

Segundo explicou Vítor Pereira, no Seminário “todos os quartos têm casa de banho, aquecimento e no geral reúnem todas as condições para este propósito”.

Quanto aos profissionais a alocar a este serviço, serão “profissionais de saúde e da segurança social, e também alguns voluntários” disse o autarca, salientando que se apela “a profissionais de saúde, que mesmo já na reforma, se voluntariem para este serviço”.

Ainda não há uma data para que entre em funcionamento, disse ainda Vítor Pereira aos jornalistas, vincando que “seria para ontem” e que por isso irá funcionar “o mais rápido possível”.