“Não há camas nem hospitais que resistam se não houver educação cívica”

O nosso comportamento individual é decisivo para combater a pandemia, afirma o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, CHUCB.

João Casteleiro avisa que “não há camas nem hospitais que resistam se não houver educação cívica”. Apelo feito num dia em que o CHUCB tem internados 97 doentes em enfermaria Covid e 8 na Unidade de Cuidados Intensivos.

O responsável pelo CHUCB falava à RCC após o Centro Hospitalar ter aberto mais 34 camas para tratar doentes Covid-19, sem “a certeza de que sejam suficientes”. Frisa que “a capacidade não está totalmente esgotada, mas se não houver compensação com altas rapidamente se esgota”.

João Casteleiro explica que a gestão do número de camas “é feita hora a hora”. Explica que já receberam doentes de outras zonas do país porque havia “capacidade” para o fazer e porque o SNS é isso mesmo, “quando nós precisarmos terão que ser outros a ajudar”, refere.

O administrador afirma ainda que nesta altura é preciso muito “cuidado” com esta gestão, porque há “muitos lares com surtos e é preciso dar resposta”. “Num só dia entraram 17 doentes positivos para Covid-19”, afirma o responsável, apelando “ao dever cívico” de cada um de nós para seguir todas as regras.

“Não se pode ir todos os dias passear o cão só porque é permitido, ou ir todos os dias ao hipermercado porque é permitido, só devemos ir quando precisamos”, reforça, afirmando que “nunca haverá camas suficientes no hospital se não houver bons comportamentos”.

Também Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã apela a que se “redobre cautelas” dando o seu caso como exemplo.

“Sempre fui cuidadoso, até porque sou doente de risco e mesmo assim fui infetado” recorda, apelando à responsabilidade de cada um. “Somos decisivos para que esta situação se ultrapasse”, frisa.

O autarca defende que “se não houver um bom comportamento individual de cada um de nós”, as medidas impostas pelo governo nunca serão suficientes.