AM Covilhã reconhece mérito a personalidades e instituições. Aprovou 6 votos de louvor

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, na reunião de terça-feira, 6 votos de louvor para reconhecer o mérito a instituições e personalidades do concelho. As propostas chegaram de várias bancadas e todos foram aprovados por unanimidade.

Por proposta do presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, Carlos Martins, foi aprovado um voto de louvor ao Juiz José Avelino, “pela sua intervenção cívica e humana na recuperação histórica e cultural” dos processos que estavam no sótão do tribunal e “pela divulgação da Covilhã através das histórias compiladas e agora divulgadas em livor”, disse.

Outro dos homenageados foi Luís Garra. Carlos Martins propôs que a assembleia reconhecesse o “trabalho desenvolvido no Sindicato Têxtil da Beira Baixa na defesa dos trabalhadores, ao longo de mais de 40 anos, e também na coordenação da União dos Sindicatos de Castelo Branco”.

A bancada do movimento independente De Novo Covilhã quis ver reconhecido o esforço de “todos os que combatem a pandemia”. Luís Fiadeiro referiu que “nunca é demais destacar e realçar o trabalho destas pessoas que põem em risco a própria vida”, um voto que será enviado a todos as instituições que combatem a pandemia.

Também a bancada socialista quis prestar homenagem “aos profissionais da linha da frente”, apresentando um “voto de louvor e aplauso”. Vítor Pinho frisou que “este é o voto mais simbólico da história do município” e que pretende “reconhecer a forma abnegada como estes profissionais, nos diferentes locais de trabalho”, enfrentam a pandemia.

Samuel Barata, atleta do Benfica, natural da aldeia da Bouça, foi outra das personalidades a quem a Assembleia Municipal da Covilhã reconhece mérito ao aprovar, por unanimidade, o voto de louvor, para “reconhecimento do mérito desportivo” proposto pela PS. Recordar que Samuel Barata é bicampeão nacional dos 10 mil metros e bicampeão nacional de estrada, entre muitos outros títulos individuais e coletivos.

Em termos empresariais, a produtora “Lobby”, que com a película “You Only Love Once” ganhou recentemente o prémio de melhor filme de turismo do mundo no circuito Comité Internacional dos Festivais de Filmes e Turismo (CIFFT), mereceu também o reconhecimento da assembleia “depois do seu trabalho ser reconhecido à escala mundial”, o que “muito nos orgulha”, referiu Vítor Pinho.

A assembleia aprovou ainda um voto de saudação à Plataforma p’la Reposição das Scuts na A23 e A25 pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e que muito contribuiu para que fosse aprovado, no orçamento do Estado para 2021, o desconto de 50% nestas portagens. O voto foi proposto pela bancada da CDU.