Município do Fundão mantém tarifário de recolha de resíduos sólidos urbanos

A Câmara Municipal do Fundão aprovou por maioria, com os votos contra do Partido Socialista, a manutenção do tarifário de recolha de resíduos sólidos urbanos, para o ano de 2021, apesar da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) ter sugerido o aumento das tarifas.

“O esforço de separação dos resíduos pelos munícipes, será devolvido nas faturas da água a todos os clientes na proporção do aumento das quantidades de resíduos recicláveis depositados”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Acrescenta que não irá aplicar “o aumento brutal de 100% da taxa de gestão de resíduos ao consumidor final, conforme determina o Decreto-lei governamental nº 102-D/2020. A autarquia continuará ao lado da Associação Nacional de Municípios Portugueses para tudo fazer para reverter este aumento desproporcionado, injusto e sobretudo insensível neste contexto de pandemia que atravessamos”.

No que diz respeito à recolha seletiva, “no contexto regional o Município do Fundão é o terceiro concelho, de entre 14 municípios clientes da Resiestrela, com mais quantidade depositada, 930 toneladas no ano de 2020”. Esta deposição representa um aumento de 10,9% quando comparado ao ano de 2019.