Por proposta do PS, AM Covilhã exorta governo a abolir portagens

A Assembleia Municipal da Covilhã, no decorrer dos trabalhos da sessão de dia 29, aprovou duas moções, uma do PSD e outra do PS, sobre as portagens na A23 e A25.

Uma das moções foi apresentada por Hélio Fazendeiro (PS) e, para além de saudar a redução de 50% no valor das portagens, “exorta” o Governo a abolir esta taxa.

Hélio Fazendeiro recordou que a Assembleia Municipal da Covilhã desde 2011, “mesmo antes de serem introduzidas as portagens na A23”, se manifestou contra este pagamento, aprovando, por larga maioria e por unanimidade, várias moções nesse sentido.

O líder da bancada socialista na AM Covilhã exortou o governo a “agir em conformidade para que a abolição total da cobrança se torne efetiva e se corrija uma injustiça para com estas populações e se dê um passo importante e significativo no caminho do desenvolvimento”.

Esta moção foi aprovada por unanimidade.

A primeira moção sobre esta matéria foi apresentada por João de Deus (PSD), com o principal objetivo de “congratular” a redução de 50% no valor das portagens aprovado na Assembleia da Republica por proposta deste partido.

No texto final, depois de retirar alusões partidárias para reunir consenso, são ainda realçadas “as legítimas aspirações” da região em “matéria de igualdade e coesão territorial” vincando que “só estarão cabalmente cumpridas quando, entre outros objetivos, for concretizada a abolição integral das portagens”.

Esta moção foi aprovada por maioria com dois votos contra.