Na próxima quarta, 20 Janeiro, a mandatária nacional da candidatura de João Ferreira visitará a região. Segundo a direção regional do PCP, Heloísa Apolónia cumprirá um programa dedicado às questões ambientais.
A visita começa às 10:30 junto à Central de Biomassa do Fundão onde a mandatária contactará com moradores.
Na nota de imprensa a candidatura considera que “esta central termoelétrica a biomassa florestal, localizada a escassos metros das habitações, veio trazer um conjunto de impactos negativos para a população, nomeadamente em termos de ruído e atmosféricos, que está a colocar em causa a sua qualidade de vida”.
O périplo de Heloísa Apolónia, que recorde-se é membro do Partido Ecologista os Verdes, segue depois, cerca das 12:00, para o Barco onde visitará a Serra da Argemela. Pelas 15:00 tem em agenda contacto com população do Barco em torno da exploração de lítio.
Para a mandatária “a exploração de recursos minerais tem preocupado as populações, acrescendo que, se esta for subordinada aos interesses privados não garante respeito pelos interesses nacionais do ponto de vista económico e social, nem garante a necessária e imperiosa manutenção do equilíbrio ambiental nos ecossistemas existentes”.
O périplo termina às 18:00 com uma sessão pública na Casa da Vila no Tortosendo.
Segundo é explicado na nota de imprensa a participação na sessão carece de inscrição prévia para garantir as regras sanitárias em vigor.