GNR do Fundão entregou cabazes a idosos carenciados

A GNR do Fundão, no dia 13 de janeiro, entregou 24 cabazes no âmbito do programa “Apoio 65 – Idoso em Segurança”, aos idosos mais carenciados e que vivem sozinhos e isolados no concelho do Fundão.

Segundo o comunicado da Guarda, esta iniciativa teve como objetivo a angariação de géneros alimentares e bens de primeira necessidade, para os idosos que vivem em situação de especial vulnerabilidade e que são acompanhados pelos militares.

Esta ação decorreu com o apoio da Associação Pinus Verde – Projeto “FormaRedes CLDS 4G Fundão”.

No documento a GNR relembra que um dos objetivos da Guarda Nacional Republicana é a concretização de programas especiais de policiamento orientados para os problemas concretos dos grupos sociais mais vulneráveis, nos quais se inserem obviamente os idosos.

A Guarda, neste âmbito, tem como principal objetivo sensibilizar os mais idosos acerca dos diversos tipos de criminalidade que recaem sobre os socialmente mais sensíveis e vulneráveis, nomeadamente as burlas, furtos e roubos em residências.

“Na prossecução destes objetivos, a GNR realiza também, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, com o reforço dos militares dos Postos Territoriais, ações de proximidade que vão desde o levantamento/georreferenciação de situações em que os idosos vivem sozinhos e/ou em locais isolados, até à realização de ações de sensibilização e informação, visitas, sinalização de casos problemáticos e respetivo encaminhamento para as Instituições de Apoio Social locais e na participação em equipas multidisciplinares de intervenção e acompanhamento”, descreve no comunicado.