UBI: “Elas ao Som da Fábrica II” homenageia memórias de mulheres operárias da região

A mulher operária da região da Serra da Estrela foi relembrada e homenageada na Universidade da Beira Interior (UBI), na segunda edição do evento “Elas ao Som da Fábrica – Novelos de Memórias”, organizado pelos estudantes finalistas de Ciências da Cultura.

O evento, que guiou os participantes por um percurso sensorial, onde couberam o cinema, a fotografia, a música, a pintura e a poesia, decorreu no Museu de Lanifícios da UBI, no dia 14 de janeiro.

Segundo a instituição “o público pôde ver a curta-metragem “Mãos de Lã”, co-realizada por Ananda Justino e Jéssica Oliveira, um acervo fotográfico de uma viagem de quase um século pela imagem da mulher nos espaços fabris da região, a pintura do quadro “Mulher”, de Ananda Justino, a música de Amália Rodrigues e a poesia de André Moreira, de Carlos Marques, de Sara Jesus e Valéria Marques, dita por Jéssica Flores”.

Os promotores da atividade, citados pela UBI, afirmam que “o dia foi de grande união em torno da história da mulher na região e da necessidade que a academia e parcerias do evento mostraram de valorizar as memórias destas antigas e atuais operárias fabris”.

Além da Universidade e da direção de curso em Ciências da Cultura, o “Elas ao Som da Fábrica II” contou com as parcerias do Museu de Lanifícios, do Geopark Estrela UNESCO e da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura – Guarda 2027.