Sindicato Têxtil alerta para aumento de casos de covid-19 em empresas da região

O Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Baixa, afirma, em nota de imprensa que “na última semana o número de casos covid-19” registados nas empresas do sector “tem aumentado significativamente, havendo alguns surtos em algumas empresas”.

Reiteram que as medidas tomadas são “insuficientes e não evitam a propagação da doença” e consideram que é “urgente que as autoridades de saúde e as empresas tomem as medidas necessárias para que os trabalhadores realizem o teste rápido sem custos para os trabalhadores”.

“Todos os dias os trabalhadores têm conhecimento de casos positivos de colegas, vários estão em casa por terem tido contactos diretos com esses mesmos trabalhadores, alastrando-se e aumentando assim o medo e a insegurança”, referem os sindicalistas.

A direção do Sindicato Têxtil da Beira Baixa exige, assim, “que, para além da testagem massiva aos trabalhadores, sejam realizadas desinfeções por equipas certificadas, que as empresas disponibilizem EPIs, nomeadamente luvas (onde é possível serem utilizadas) e máscaras gratuitamente aos seus trabalhadores, que a DGS dê orientações iguais para todas as empresas e que o Governo acelere o processo de vacinação por forma a chegar mais rápido aos trabalhadores e a toda a população em geral”.

A estrutura sindical apela ainda aos trabalhadores que tenham sintomas para que “entrem de imediato em contacto com a saúde 24” e não fiquem “à espera que seja a empresa a tomar medidas”.