Covid-19: Vacinação a maiores de 80 arranca quinta-feira na Covilhã e sexta em Belmonte

Os idosos com mais de 80 anos, que não residam em lares, vão começar a ser vacinados na próxima quinta-feira na Covilhã, avançou à Rádio Clube da Covilhã o diretor executivo do ACES Cova da Beira Manuel Geraldes.

Segundo o responsável nos primeiros 3 dias de vacinação, quinta-feira de tarde, sexta-feira e sábado serão vacinados 336 utentes, no centro instalado no Pavilhão da Anil. O processo de vacinação é coordenado pelo Agrupamento de Centros de Saúde e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da Covilhã, PSP e Bombeiros.

Este centro ficará a funcionar de segunda a sábado, avança ainda o responsável, com uma capacidade de vacinar 1.344 indivíduos por semana.

Em Belmonte o processo de vacinação a maiores de 80 começa na sexta-feira de manhã prolongando-se para sábado, tendo prevista a administração de 144 vacinas nos dois dias.

O centro de vacinação em Belmonte está instalado no Pavilhão Gimnodesportivo e ficará a funcionar à terça, quarta, sexta e sábado no período da manhã, com uma capacidade de vacinação de 240 indivíduos por semana. Conta também com o apoio da Câmara Municipal de Belmonte, Bombeiros e GNR local.

Recordar que a vacinação de maiores de 80 começou na sexta-feira no Fundão, já foram vacinadas 300 pessoas desta faixa etária naquele concelho, no centro instalado no Pavilhão Multiusos.

Neste município haverá vacinação de segunda a sábado durante a manhã, com uma capacidade de administrar vacinas a 480 indivíduos por semana.

Nesta fase, está previsto vacinar 9 mil pessoas no concelho da Covilhã, 1.500 em Belmonte e 5 mil no Fundão.

O ACES Cova da Beira tem uma capacidade de vacinar cerca de 3.930 pessoas por semana, avança ainda Manuel Geraldes.

O responsável mostra-se convicto que, à semelhança do que aconteceu com o arranque do processo no Fundão, também na Covilhã e Belmonte este “irá correr bem”.

Relembra que nesta fase o critério para vacinação é a idade e os utentes serão convocados pelos respetivos Centros de Saúde.