Covid-19: Vacinação de maiores de 80 começa dia 12 na Cova da Beira

A vacinação a pessoas de 80 ou mais anos vai arrancar no Fundão, na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro. O diretor executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes, revelou em declarações à Rádio Clube da Covilhã, que entre os dias 12 e 13 serão vacinadas 300 pessoas.

Recordar que o centro de vacinação piloto na Cova da Beira será no Fundão, arrancando ali em primeiro lugar o processo, seguindo depois para a Covilhã e Belmonte, onde ainda não há data para o avanço da vacinação.

Recordar que na Cova da Beira vai também avançar a administração da segunda dose da vacina nos lares e unidades de cuidados continuados, bem como naqueles em que a primeira dose não foi administrada por terem surtos ativos.

No que toca a profissionais de saúde, no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Unidade Hospitalar, já administrou 872 vacinas aos profissionais de saúde, sendo que, 484 já completaram as duas fases de vacinação e 388 foram apenas vacinados com a 1º dose.

No ACES Cova da Beira foram vacinados 265 profissionais, 85 deles já com as duas doses.

Na área de influência da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, desde o arranque da vacinação, a 29 de dezembro, já foram inoculadas 7.823 vacinas.

Segundo a nota de imprensa, destas já “1.464 profissionais e utentes” receberam “a segunda dose, ou seja, já têm a vacina completa”.

Nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) a vacinação contra a covid-19 “está a decorrer como o preconizado estando já vacinadas 5.171” e destas 700 pessoas têm já as duas doses da vacina.