Covid-19: Covilhã vai ter centro de vacinação na ANIL. ACES irá vacinar mais 16 mil

O concelho da Covilhã vai instalar um centro de vacinação no Pavilhão da ANIL e Belmonte no Pavilhão Gimnodesportivo, que se juntam ao já criado no Fundão, disse Manuel Geraldes, diretor executivo do ACES Cova da Beira, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

O responsável explica que “o centro de vacinação piloto será no Fundão”, arrancando ali em primeiro lugar o processo de vacinação dos idosos com mais de 80 anos e as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas”, seguindo depois para a Covilhã e Belmonte.

O diretor executivo do ACES Cova da Beira frisa que para já “não há uma data para o inicio deste processo de vacinação”, esclarecendo que o primeiro passo será “convocar os utentes seguindo o protocolo existente”.

Segundo os dados do ACES, na Cova da Beira existem mais de 9 mil utentes com mais de 80 anos e mais de 6 mil com mais de 50 anos e com patologias que os colocam também nesta fase de vacinação.

A estes juntam-se ainda mais 133 bombeiros dos 3 concelhos, explica Manuel Geraldes, especificando que 22 são da corporação de Belmonte, 42 da Covilhã e 79 do Fundão.

Em paralelo com este processo de vacinação, as equipas irão proseguir com a administação da 2º dose nos lares dos 3 concelhos e com a primeira nos 13 que ficaram de fora, num total de 1.104 pessoas, devido a terem surtos ativos.

O ACES Cova da Beira já administrou até ao momento 2.663 vacinas contra a Covid-19, 265 delas a profissionais de saúde considerados prioritários e as restantes em lares e unidades de cuidados continuados.

Dos profissionais de saúde do ACES considerados prioritários, 43 médicos, 31 enfermeiros, 9 assistentes operacionais e 2 técnicos de diagnóstico e terapêutica, já têm a vacinação completa.

Manuel Geraldes frisa que na área de influência do ACES Cova da Beira “o plano foi conseguido e desenvolvido sem intercorrências”.