1.067 agentes de segurança da Beira Interior vacinados contra a Covid-19 na 1ª fase

Na Beira Interior vão ser vacinados contra a Covid-19 821 elementos da GNR e 246 agentes da PSP anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI) em comunicado enviado à RCC.

No documento é anunciado que teve início este sábado o processo de vacinação dos elementos das Forças de Segurança, com a vacinação de 10 mil militares da Guarda Nacional Republicana, GNR, e de 10 mil agentes da Polícia de Segurança Pública, PSP, ao longo das próximas 3 semanas.

O Comando Distrital de Castelo Branco vai vacinar 426 Guardas e 145 Polícias e o da Guarda tem na lista 395 GNR e 101 PSP.

Segundo o MAI, “o início, nesta fase, do processo de vacinação de elementos da PSP e da GNR reconhece o papel das Forças de Segurança no combate à pandemia da Covid-19, colocando-as entre as prioridades de vacinação dentro das funções essenciais do Estado”, especificando que “o planeamento deste processo de vacinação foi elaborado de forma articulada entre a GNR e a PSP, coordenado pelo Ministério da Administração Interna.

“A ordem dos elementos a vacinar foi definida pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública, com base em critérios operacionais – priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do Coronavírus – e também critérios de saúde – com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direção Geral de Saúde”, esclarece ainda o comunicado.

A vacinação dos militares e agentes será efetuada nos centros de saúde.