Covid-19: Covilhanense Luís de Matos cria Robô “único no mundo” para desinfeção de ar

A nova criação desenvolvida pela Follow Inspiration, start up liderada pelo covilhanense Luís de Matos e que surgiu na Universidade da Beira Interior, está em fase de testes. Trata-se do UV-Robot que “está programado para atuar na linha da frente dos hospitais”, explica o CEO da start up.

“É um instrumento rápido, eficaz e autónomo, que está programado para atuar na linha da frente dos hospitais, com a eliminação de vírus e bactérias”, afirma Luís de Matos, explicando que o UV-Robot faz a desinfeção do ar e das superfícies e está a ser testado no contexto hospitalar.


O UV-Robot está a ser desenvolvido no CEiiA, em Matosinhos e destaca-se pela capacidade de eliminar microrganismos que estão na origem de algumas doenças – como a Covid-19 – através de lâmpadas que emitem radiação ultra-violeta (UV).

“Queríamos fazer uma coisa diferente, e acho que o conseguimos fazer. O nosso robô, quando realiza a tarefa de desinfeção de ar, consegue andar no meio de pessoas. É o único robô, provavelmente, no mundo, que tem esta característica e que consegue desinfetar tendo pessoas no seu redor”, afirmou o responsável ao jornal on-line “Jornalismo Porto Net”.

Luís de Matos salienta a importância desta particularidade que, a seu ver, marca “a grande diferença para os demais”: a propagação do vírus acontece, tipicamente, através das excreções e das gotículas que circulam no ar. Assim sendo, se for possível “purificar logo nessa primeira fase, a probabilidade de não haver mais contágios e das superfícies não ficarem contaminadas é maior”, esclarece ainda na mesma publicação.

A Follow Inspiration desenvolve tecnologias na área de robótica e reconhecimento de imagens. O seu primeiro produto é o Wiigo, um carrinho de compras autónomo que se conduz sozinho, criado para ajudar as pessoas com mobilidade reduzida a transportar as suas compras.

Foi criado em 2012, assente em investigação académica dentro da Universidade da Beira Interior, onde, partindo do projeto de final de curso de Luís de Matos (Engenharia Informática) fizeram algo que pudesse ser útil ao empresário que se desloca numa cadeira de rodas e a outros. Foi assim que nasceu o Wiigo.