Diplomada pela UBI com papel importante na missão da NASA a Marte

A engenheira aeronáutica Florbela Costa formada na Universidade da Beira Interior e com dissertação de Mestrado desenvolvida no seio do Núcleo de Investigação em Transportes (NIT) participou no desenvolvimento do helicóptero “Ingenuity”, um dos equipamentos que acompanha o robô da NASA “Perseverance”, que já se encontra em Marte.

A antiga aluna da UBI está a trabalhar na empresa suíça Maxon Group e é a gestora técnica responsável pela preparação dos seis motores relacionados com a propulsão daquele que é o primeiro dispositivo a ser enviado para outro planeta.

Este será também o primeiro helicóptero a descolar da superfície de Marte, “o que irá ajudar a entender melhor e estudar o ambiente do planeta”, contou Florbela Costa ao jornal Público.

O “Ingenuity” deverá começar a sua missão no dia 19 de março e pretende-se conseguir resultados que possam servir de base a futuras explorações a Marte.

De acordo com a UBI, “Florbela Costa foi aluna do Mestrado Integrado em Aeronáutica entre 2006 e 2011. Antes de chegar à Maxon passou pelo CEiiA – Centre of Engineering and Product Development”.