Covid-19:Ordem dos Médicos reconhece o “importante trabalho” do CHUCB

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) reconheceu o “importante trabalho” e a “extraordinária capacidade de resposta” à pandemia da Covid-19, do Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (CHUCB) e restantes unidades de saúde da região.

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, admitiu em comunicado enviado à agência Lusa, que a região Centro “tem estado com grande pressão” e “tem dado um inestimável contributo à resposta assistencial”. Segundo dados oficiais, nos hospitais da região Centro a taxa de ocupação das enfermarias Covid-19 é de 93%, com “taxas de esforço acima dos 80%”.

O presidente da SRCOM afirmou que “todos os hospitais e unidades de cuidados de saúde primários têm tido um papel importante”, e um “desempenho notável” no combate à Covid-19 e na prestação de cuidados aos doentes, “um desempenho acima, muitas vezes, do que é possível e que nem sequer se reflete na taxa de esforço (relativamente aos planos de contingência)”.

A SRCOM realça, entre outros, o CHUCB e as Unidades Locais de Saúde da Guarda e Castelo Branco que, “apesar do desinvestimento em equipamentos e recursos humanos, souberam dar uma resposta fundamental” e “minimizar os impactos da atual situação pandémica”, “com a capacidade e os meios de que dispõem”.