UBI desenvolve projeto destinado a idosos institucionalizados

“STOP AGEING” é o nome do projeto que vai ser desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI) e que pretende criar um programa de treino para idosos a residir em instituições.

A iniciativa é promovida pelo Departamento de Ciências do Desporto (DCD) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, com coordenação do docente Daniel Marinho e financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

Segundo a instituição “o projeto vai estar a cargo do consórcio liderado pela UBI, que integra como parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e a Nord University, sediada na cidade norueguesa de Bodo”.

A iniciativa bilateral tem como objetivo “contribuir para a preservação e melhoria da capacidade funcional e função cognitiva em idosos institucionalizados, através da implementação de programas de treino de força em Portugal e na Noruega. Trata-se de um projeto inovador na forma como será executado” e irá contar com a participação de idosos a residir em instituições ou que frequentem centros de dia da Cova da Beira e da região de Bodo.

A UBI refere que estão ainda definidas como metas, “melhorar a capacidade funcional, através da otimização da força e potência muscular, prevenir a ocorrência de quedas, estimular a componente cognitiva, promover a inclusão social, sensibilizar a população sénior para a importância da prática desportiva regular e apresentar soluções práticas como, por exemplo, sessões de treino em regime online durante períodos de confinamento social”.

Os docentes do DCD Daniel Marinho, Mário Marques, Henrique Neiva e Ricardo Ferraz e, ainda, o doutorando Diogo Marques constituem a equipa de trabalho da UBI. Da parte da Santa Casa da Misericórdia do Fundão são responsáveis os animadores sócio-culturais e técnicos de exercício físico César Serrão e Cláudia Andresson e a coordenadora técnica Alice Rosa. Na Nord University, a equipa é constituída pelo docente Roland van den Tillaar e os seus técnicos.

Foto: UBI