2º Fórum: É “impensável não olhar para o papel relevante do movimento associativo”

O 2º Fórum do Associativismo, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, aconteceu esta tarde via online, com transmissão direta na página de Facebook do Município. A iniciativa foi acompanhada por diversas associações do concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, fez a primeira intervenção da sessão e referiu que a autarquia “procurou nos últimos anos encetar um contacto mais direto com as associações criando o gabinete de apoio ao associativismo”, que acompanha as associações “e que pretende estar ao vosso serviço nas múltiplas questões relativas ao vosso funcionamento”.


Vítor Pereira revelou que, apesar de as associações não poderem executar os seus planos de atividade por culpa da pandemia, decidiu que o valor dos apoios “seria integralmente distribuído”, dado que era “impensável num momento como o que vivemos não olhar convictamente para o papel diferenciador e relevante que o movimento associativo desempenha no concelho da Covilhã”.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, enalteceu a autarquia da Covilhã, por, apesar da pandemia, “ter insistido na realização deste evento, que nos permite estar ligados e a trocar algumas informações para mantermos a chama do associativismo acesa, que é absolutamente determinante para o nosso país”.

João Paulo Rebelo disse ainda que “na área da juventude é muito importante o associativismo, quer seja juvenil ou estudantil, porque são escolas de cidadania e participação para os jovens. O nosso país fica mais pobre se não tiver a participação de uma importante fatia da nossa população, os jovens”, reforçou.

Referir que o 1º Fórum do Associativismo teve lugar em março de 2018 e o 2º Fórum seria em março de 2020, mas devido ao início da pandemia, foi adiado para este ano.