CHUCB diminui “camas covid-19” e retoma atividade normal

A diminuição do número de internados nas alas destinadas a doentes com Covid-19, que de 4 enfermarias dedicadas passou a duas, permite ao Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) “retomar progressivamente a atividade assistencial, em consultas e cirurgias”, foi hoje anunciado.

O CHUCB sustenta, em nota de imprensa, que “a situação de menor pressão” vivida permite que “duas das enfermarias até aqui dedicadas a doentes Covid-19 já tenham sido reativadas na vertente de internamento não-covid, médico e cirúrgico”, e que ao nível das consultas e cirurgias “está também a retomar a atividade”.


O hospital conta ainda, até final desta semana, “reconverter” mais uma enfermaria, “subsistindo assim, e durante o tempo considerado necessário, uma única enfermaria covid, para dar resposta aos doentes que continuam internados nesta unidade de saúde e para prevenir alguma situação de maior afluência que possa vir a acontecer”, frisa.

O CHUCB refere ainda que ao nível da Unidade de Cuidados Intensivos “tem vindo a ocorrer um decréscimo sustentável das necessidades de internamento”.

No que toca a consultas, o centro hospitalar frisa que “tem havido um aumento progressivo das consultas presenciais, assim como das cirurgias programadas, sendo que conta, dentro em breve, ter a atividade cirúrgica normalizada, incluindo a cirurgia de ambulatório”. Nesta área o CHUCB salienta ainda “a importância que a componente de teleconsulta” assumiu, para “acompanhamento e apoio dos doentes”, ao longo da pandemia.