Ciclo de conferências explora a pandemia dentro das belas artes

No começo do mês, deu-se o início do ciclo de conferências “Portugal sob o signo das pandemias História-Arte”, organizado pela Academia das Ciências de Lisboa (ACL) e cujo objetivo é expor elementos em destaque na arte em tempos de pandemia. As conferências decorrem em regime online, durante o mês de março, e estão divididas em seis palestras marcadas para os dias 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de março, todos às 18 horas.

O ciclo, que antes tinha essência  na música, volta-se agora para as belas-artes e conta com uma programação que busca a interdisciplinaridade presente em diversos oradores. “A escolha de candidatos que foi feita, que teve como critério maior a qualidade dos oradores, procurou também a interdisciplinaridade das perspetivas que vamos ouvir ao longo deste conjunto de painéis, de forma a encarar os flagelos pandémicos em Portugal em vários pontos de vista históricos”, enfatizou o historiador Vitor Serrão, durante uma das apresentações do ciclo.


Um dos apresentadores do ciclo, João Miguel Antunes Simões, atual técnico superior do Museu de São Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, destacou que “a pandemia obrigou a repensar a nossa exposição e, como tal, apostamos bastante nas exposições online”.

Com temas como “A iconografia de S. Roque, padroeiro no combate e protecção contra as pestes” e “A arquitectura hospitalar portuguesa dos sécs XV-XVI face às epidemias”, o ciclo caracteriza-se por uma interdisciplinaridade e uma integração do tema de pandemia com a arte portuguesa.Para assistir às conferências basta inscrever-se no documento que dará acesso à sala da reunião, sendo apenas requisitada a inscrição através de um documento que está disponibilizado no site da própria ACL. A programação das conferências pode ser conferida neste link.

-Kayalu da Silva