Candidaturas para o Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 estão abertas para estudantes de mestrado ou doutoramento

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Académico RUTIS/PSE 2021, destinado a investigações de nível superior de estudantes de mestrado ou doutoramento, sobre o envelhecimento ativo e as universidades seniores. As candidaturas tiveram início a 9 de fevereiro e decorrem até ao dia 31 de março.

Pode candidatar-se a este prémio quem tenha concluído os seus estudos de mestrado ou doutoramento em universidades em Portugal ou noutro país, entre 2020 e 2021, tendo em consideração que é dada prioridade aos estudos de doutoramento. O trabalho candidato pode ser a realização de uma tese ou a publicação de um artigo numa revista com Scopus. As línguas aceites para o prémio são o português e o inglês.


O Prémio Académico RUTIS/PSE 2021 é fruto do protocolo de parceria entre a RUTIS (Rede de Universidades Seniores) e a PSE, celebrado em novembro de 2020. Este protocolo tem como objetivo desenvolver a investigação científica da população sénior e em particular da população estudante das Universidades Seniores (US), bem como a promoção da literacia e do conhecimento da população estudante sobre comportamentos e caracterização da população em termos de mobilidade, hábitos digitais e utilização da internet.

As áreas de interesse para a atribuição do prémio são, por ordem de importância, as Universidades Seniores Portuguesas na perspetiva dos alunos, professores e dirigentes, por objetivos, motivações, modelo organização ou impacto social; o envelhecimento ativo sobre diferentes aspetos e por último, a gerontologia. O vencedor será escolhido por um júri constituído por um elemento da RUTIS, da PSE e um professor da licenciatura de Gerontologia da Escola Superior de Saúde de Bragança. A decisão do júri é irrevogável. 

O prazo para candidaturas termina a 31 de março de 2021 e devem ser efetuadas no site da RUTIS ou através de email para info@pse.pt.

O valor do prémio é de mil euros e será entregue numa cerimónia pública da RUTIS ou da PSE. A indicação do vencedor será em abril deste ano.

-Alex Martins