Prémio literário homenageia Natália Correia

O futuro das letras numa celebração do passado. Marcas de uma brilhante autora para os pequenos e grandes escritores.

É já no próximo dia 31 de março de 2021 que terminam as candidaturas ao prémio literário Natália Correia. Os interessados poderão ser de qualquer nacionalidade. O prémio tem o valor de 7500€, para além da publicação da obra vencedora.


Promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, o concurso literário iniciado este ano, tem como objetivo homenagear a escritora Natália Correia pela sua marcante irreverência, bem como incentivar o desenvolvimento das artes literárias.

A celebração do centenário do nascimento da escritora açoriana será de produção anual, devendo esta alternar-se entre obras poéticas e narrativas. Pela relevância de Natália Correia na poesia, em 2021, estarão a concurso trabalhos de caráter poético.

As produções deverão ser escritas em língua portuguesa por qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos e entregues ou enviadas à Câmara Municipal de Ponta Delgada de acordo com as regras em regulamento: link

A 13 de setembro de 1923 nasceu Natália de Oliveira Correia, na ilha de São Miguel, Açores. Com apenas 11 anos, mudou-se para Lisboa, onde passou o resto da sua vida e se afirmou como poeta (ou poetisa, como gostava de realçar: “Sim, chamar-lhe-ei poetisa. A homenagem que distingue o génio poético feminino com o prémio de lhe masculinizar o astro ultraja uma poesia que quer feminizar o mundo”), dramaturga, romancista, ensaísta, jornalista, tradutora, guionista e editora. Para além das várias vertentes da escrita, Natália Correia foi também um marco na política, participando em vários movimentos de oposição ao Estado Novo, chegando mesmo ao Parlamento.

Com a vida fortemente marcada pelas letras, pela política, pela defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres, a morte súbita da açoriana, deixa uma marca no país, que agora a recorda.

-Ana Isabel Pedro