UBI abraça projeto Missão País

A Universidade da Beira Interior (UBI) aliou-se à Missão País este ano, projeto implementado e promovido por Cátia Sabino e Pedro Jacinto. A missão  decorreu entre os dias 13 e 21 de fevereiro e teve lugar em Figueira de Castelo Rodrigo.

As missões têm a duração de três anos, sendo que os missionários apenas estão em contacto com a localidade durante uma semana em cada ano. Os participantes são divididos em pequenos grupos para realizarem algumas atividades, tais como: animar os lares, divertir as creches e escolas, andar de porta-a-porta a levar alegria.


Este ano, devido à pandemia, a missão foi realizada via online, contando apenas com os missionários, que substituíram o toque e a conversa em presença por um contacto à distância.

Apesar de ser a estreia deste projeto na UBI, houve uma grande adesão por parte dos alunos que nutriram um grande carinho pelo projeto e anseiam pela próxima missão. “Os missionários disseram-nos que iam sem expectativas, porque iam fazer a missão através de um computador e depois saíram todos muitos contentes e disseram-nos que nós superamos qualquer expectativa que eles pudessem ter porque conseguiram sentir o espírito missionário, não a vivência, mas o espírito”, revela Cátia Sabino.

Para quem está interessado em participar no projeto, as inscrições realizam-se entre novembro e dezembro, com divulgação na página de Instagram da Missão País. A candidatura realiza-se em 3 fases: registo, inscrição e colocação, sendo que o resultado é divulgado através do email.

O projeto Missão País nasceu em Lisboa, no ano de 2003, e tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade. O projeto já conta com a parceria de 58 faculdades e já realizou 63 missões.

-Bruno Rodrigues
-Inês Botelho