Câmara da Covilhã reclama cumprimento do PART e reposição dos descontos nos passes

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã defende que a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tem que cumprir o programa de Apoio à Redução do Tarifário (PART) nos transportes.

A posição foi defendida durante a reunião pública do executivo na última sexta-feira, quando respondia a uma questão de Carlos Pinto, vereador do movimento De Novo Covilhã que pediu um ponto da situação sobre esta matéria.


Vítor Pereira explica que na área da CIM, dos 15 municípios, há apenas 4 com serviço de transporte público organizado, e os restantes têm as carreiras regulares, denominadas intermunicipais.

Face ao que está a acontecer o autarca frisa que “há efetivamente um incumprimento” por parte da CIM e está “a pugnar, junto do Conselho Intermunicipal, para que cumpra”. O autarca garante que a CMC “tudo fará” para que as verbas que eram destinadas ao sistema de transporte daqueles 4 municípios “não esteja diluído na sustentação das carreiras que agora não são lucrativas porque vivemos em tempo de pandemia”, disse.

O edil afirma também que “os cidadãos do interior e os covilhanenses estão a ser prejudicados”, esperando que a moção aprovada durante a Assembleia Intermunicipal da última sexta-feira surta efeito nesta matéria.

Recordar que durante a Assembleia Intermunicipal foi aprovada, por unanimidade, uma moção (ver noticia AQUI), que recomenda ao conselho intermunicipal que aplique as verbas no PART na reposição dos descontos dos passes e não como compensação para as empresas.

No documento é ainda exigido ao governo mais apoio para suportar as carreiras intermunicipais.