Vasco Lopes foi distinguido com o prémio Melhor Tese de Doutoramento APRP 2023–2024, atribuído pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões, pelo seu trabalho inovador na área da Inteligência Artificial, mais concretamente em Visão Computacional e Neural Architecture Search.
A tese premiada, intitulada “Improving Neural Architecture Search With Bayesian Optimization and Generalization Mechanisms”, apresenta novos métodos para automatizar o processo de criação de redes neuronais, permitindo desenvolver modelos de alto desempenho de forma mais eficiente e acessível. O objetivo do trabalho passa por trilhar caminho em direção à democratização do acesso a soluções de IA, em específico, modelos de visão computacional avançados, facilitando a adoção de tecnologias inteligentes por parte de investigadores, empresas e organizações, mesmo sem equipas técnicas especializadas.
Vasco Lopes conta com passagens na Google Research em Zurique e o Huawei R&D em Paris e Londres. É também professor auxiliar convidado na Universidade da Beira Interior, investigador no NOVA Lincs e fundou a DeepNeuronic, uma startup especializada em Inteligência Artificial aplicada à Visão por Computador. A nível académico tem várias publicações científicas e vários prémios de mérito.
O prémio Melhor Tese de Doutoramento da APRP tem como objetivo distinguir trabalhos de elevado mérito científico na área do Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial, representando o impacto científico e prático do trabalho desenvolvido.
Vasco Lopes recebeu o prémio no dia 2 de julho, durante o jantar de gala da conferência IBPRIA, que teve lugar em Coimbra.