Incêndios: Serra da Gardunha candidata a Área Integrada de Gestão de Paisagem

A Câmara Municipal do Fundão apresentou uma proposta para a criação de uma Área Integrada de Gestão de Paisagem (AIGP) na Serra da Gardunha.

Segundo o documento, “a proposta apresentada abrange a denominada Cordilheira Central da Gardunha, num total de 4.503 hectares, e tem como objetivos reforçar a diversidade da paisagem, aumentar a resiliência da floresta ao risco de incêndios e integrar espaços florestais em espaços agrícolas, de forma a tornar o território mais produtivo, ao mesmo tempo que se aumenta a eficácia da prevenção contra incêndios”.


Com esta candidatura pretende-se “a criação de um fundo de arrendamento de terras e a implementação de infraestruturas associadas à rede LORA necessárias para dar cobertura de rede na paisagem protegida da Serra da Gardunha”.

No que diz respeito à área agro-florestal, a autarquia, refere que se irá promover “uma floresta sustentável e produtiva, com a reintrodução do castanheiro, o reforço do medronheiro, do cogumelo silvestre e diversas espécies autóctones, como o carvalho, o pinho e o sobreiro (zona sul), a promoção da apicultura, o incentivo às práticas de silvicultura, a proteção do ecossistema e a promoção do turismo de natureza”.

“Nesta área irá manter-se uma forte aposta na investigação e conhecimento na área da biotecnologia, onde o Centro de Biotecnologia e Plantas da Beira Interior terá um papel preponderante”, acrescenta.

A gestão da AIGP será realizada em parceria com entidades ligadas à investigação e ao desenvolvimento de projetos florestais e gestores de terrenos quer privados ou de domínio público.