Mudança de localização e pandemia atrasam Centro de Recolha Animal da Instinto

Segundo a Câmara Municipal da Covilhã, a obra do Centro de Recolha Animal (CRA) da Instinto – Associação Protetora de Animais da Covilhã está “terminada faltando apenas os arranjos exteriores e as acessibilidades, resultantes da alteração de localização”.

A autarquia explica, em declarações à RCC, que em termos de “localização” tiveram “o contratempo, do alarme social e das reclamações suscitadas pela primeira escolha consensualizada, tendo sido necessário parar, encontrar novo terreno, escolher o novo espaço, proceder às adaptações necessárias dos projetos e cumprir os procedimentos da contratação pública exigidos”. Este facto, bem como a pandemia de covid-19, “impediram que se cumprissem os prazos de conclusão da obra”.


Este esclarecimento vem dar resposta à questão colocada pela Junta de Freguesia do Tortosendo em relação ao “ponto de situação do projeto da associação Instinto”.

O Município da Covilhã salienta que “aquilo que inicialmente foi uma ideia vencedora com uma dotação orçamental de 60.000€, será um projeto que no final, sem contarmos com a valorização do terreno em que se encontra implantado, terá um investimento superior a 130.000€ por parte da Câmara Municipal”.

Afirma ainda que compreende “o desalento dos dirigentes e dos voluntários da Instinto”, uma vez que, tal como o presidente da Câmara Municipal, “pretendem ver rapidamente o Centro de Recolha Animal a funcionar, apesar de todas as vicissitudes e do tempo necessário para dar cumprimento aos procedimentos legais de contratação pública, este assunto tem sido tratado com toda a celeridade possível”.