Professor da UBI nomeado para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Luís Taborda Barata, é um dos elementos nomeados para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Trata-se de um órgão consultivo do Governo, da responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O CNCTI, que reúne pela primeira vez, esta segunda-feira, 1 de março, vai funcionar em estreita colaboração com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.


De acordo com o MCTES, citado pela UBI, o Conselho é criado para o “desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação”. O órgão consultivo deve ainda “colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que para tal seja solicitado pela Assembleia da República”.

O Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem como presidente José Manuel Mendonça (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e funciona em plenário, comissões autónomas e temáticas, abrangendo qualquer área do conhecimento e inclui investigadores e empresários.