Unidade Móvel de Saúde vai proporcionar os “cuidados que a população tem direito”

A Câmara Municipal da Covilhã entregou hoje ao ACES Cova da Beira a nova Unidade Móvel de Saúde que irá ficar ao serviço dos covilhanenses de todo o concelho.

O diretor executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes, frisa que o principal objetivo desta Unidade Móvel “é proporcionar às pessoas os cuidados que elas realmente necessitam e a que têm direito, para que ninguém fique para trás em cuidados de saúde”.


Acredita que “a partir de hoje a saúde fica muito mais perto das populações, sobretudo daquelas que vivem mais longe, que têm mais dificuldades em ter acesso aos cuidados de saúde e que nós também temos mais dificuldades em prestar esses cuidados”.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, vinca que “veículos como este, apetrechados desta forma, fazem a diferença”, dado que, em vez de irem as pessoas “aos centros de saúde ou aos hospitais são os centros de saúde que vão ao encontro das pessoas tratando-as e assistindo-as”.

Vitor Pereira, relembra que existe uma outra Unidade Móvel de Saúde, que a autarquia apoia e é dinamizada pela Associação Mutualista Covilhanense, mas sustenta que “é sempre necessário reforçar o investimento nesta área e irmos mais além”. Frisa que este veículo “tem outras valências e complementa essa oferta e o trabalho de proximidade que é preciso ter com os nossos idosos”.

Referir que a viatura elétrica, oferecida pela CIM-BSE, está equipada nebulizador ultrassónico portátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, aparelho de eletroestimulação portátil, andarilho, pedaleira e mala térmica.