UBI: Docente de Arquitetura participa na 17º Bienal de Arquitetura de Veneza

A docente do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), Maria Neto, irá participar no debate “Instant City”, uma das mesas redondas da representação de Portugal na 17º Bienal de Arquitetura de Veneza.

O “Instant City” faz parte do ciclo de debates que acompanham a exposição “In Conflict”, “tema escolhido para documentar 40 anos da arquitetura portuguesa na Bienal da cidade italiana”, informa a UBI em nota de imprensa.

Este debate irá discutir os “assentamentos de emergência para a população deslocada a nível global por consequência de guerras ou condições políticas, climáticas e sanitárias” e refletir sobre o papel da arquitetura neste “dilema humanitário”.

Maria Neto é arquiteta, investigadora e professora assistente no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI. Realizou estudos de pós-graduação em Development of Human Settlements in the Third World e tem experiência profissional em Humanitarian Shelter Coordination. Recebeu o Prémio Távora 2016 com Invisible Cities of Dadaab.

O Pavilhão de Portugal na Bienal tem “curadoria do atelier depA e o calendário das sessões propostas começou no dia 14 de março e vai até setembro, entre Veneza, Lisboa e Porto”.

O debate decorre online, no domingo dia 28, a partir das 18:30h e junta Maria Neto, o arquiteto Manuel Herz e o antropólogo Michel Agier.