Conferência da USCB: “O fascismo tem de ser combatido e derrotado”

“As propostas de revisão da Constituição” apresentadas pela “direita e extrema direita fascista” constituiriam um “autêntico golpe de estado contra a liberdade, a democracia e um país justo”, referiu Sérgio Santos.  

O coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) falava durante a conferencia “45 anos de Constituição da Republica – O Fascismo é crime”, que decorreu ontem, no auditório municipal da Covilhã, onde foi recordada a ditadura fascista de Salazar, o movimento operário na Covilhã e a Revolução de 25 de abril.


Sérgio Santos, afirmou que a realização desta sessão pública acontece num “momento muito oportuno”, uma vez que, “não falta por aí quem às claras ou pezinhos de lã” procure “deturpar” a Constituição, ou, “substituir por outra que deixasse de consagrar o acervo de direitos que conquistamos na luta antifascista”.

O coordenador da USCB vincou que é preciso “estar alerta e vigilante” dado que “as forças de direita e de extrema direita fascista, aproveitando os justos descontentamentos” estão a agir “contra a Constituição e a democracia” e estão a “ganhar espaço utilizando o discurso do ódio, do racismo, e da xenofobia”.

Sérgio Santos salientou que a resposta às ações “da direita e da extrema direita fascista” não é “simples”, mas o “fascismo tem de ser combatido e derrotado”. “Não há receitas únicas, nem verdades absolutas, no entanto considero que a melhor forma de o fazer é responder aos problemas das pessoas, nomeadamente dos trabalhadores” e “acabar com a política cínica do engano e do disfarce”, reforçou.

Durante a sua intervenção, relembrou ainda as comemorações da Revolução de 25 de abril e do Dia do Trabalhador no dia 1 de maio e apelou a “todos os camaradas para estarem presentes” nas iniciativas que irão realizar na Covilhã, no Tortosendo, em Castelo Branco e nas Minas da Panasqueira.

Sérgio Santos revelou que o “programa está quase a sair” e irão assinalar “estas datas na rua, porque é na rua que devem ser realizadas, respeitando todas as normas da DGS”.