Cultura em Rede na Beira Interior tem 2,8 milhões de euros em apoios do Centro 2020

O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 10 candidaturas da Beira Interior para a programação cultural em rede, que representam um total de financiamento de cerca de 2,8 milhões de euros, anunciou a Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional do Centro, CCDRC. A Covilhã tem um projeto aprovado.

Na região Centro foram aprovadas 65 candidaturas, que representam um investimento total de 19,2 milhões de euros e uma comparticipação de fundos europeus de 18,4 milhões de euros.


Segundo a instituição o montante total já aprovado representa um reforço de 6,7 milhões de euros face à dotação inicial do aviso de concurso que era de 11,7 milhões de euros, vinca a Comissão.

Para Isabel Damasceno, presidente CCDRC, “este conjunto de aprovações representa um esforço significativo do Programa Regional do Centro, financiando a 100% a realização de eventos e iniciativas culturais. É mais um contributo para que os diversos agentes culturais da região possam ultrapassar os fortes constrangimentos decorrentes da pandemia”, segundo a citação em nota de imprensa.

São beneficiários destes apoios os municípios (em rede ou parceria), as comunidades intermunicipais, entidades privadas sem fins lucrativos e agentes culturais.

Quanto aos projetos da Beira Interior, tendo como proponente o Município da Covilhã foi aprovado o projeto “Este Zêzere que nos Une”, com um investimento total aprovado de cerca de 299 mil euros e uma comparticipação de cerca de 294 mil.

Na Beira Interior foi ainda aprovado o Festival Cultural da Serra da Estrela, proposto pela Município de Seia, com um investimento de cerca de 299 mil e 600 euros e comparticipação de 295 mil e 400; o Festival Cultural das Beiras, proposto pela Câmara Municipal do Sabugal, com igual investimento e comparticipação do festival da Serra da Estrela e o Festival Cultural da Raia Histórica, proposto pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo que envolve os mesmos montantes aprovados.

Património Natural – Novas Experiências de Visita, proposto pelo Município da Sertã, com 300 mil euros de investimento e 298 mil de comparticipação; Beira Baixa Cultural, da CIM Beira Baixa, com 299 mil euros de investimento e 296 mil de comparticipação; Portas do Céu, da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, um projeto que prevê investir 289 mil euros e tem aprovados 272 mil de comparticipação; Programação Cultural em Rede no Património do Pinhal Interior Sul tem 198 mil euros de comparticipação para 206 mil de investimento para a Associação de Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul.

A Associação de Teatro e outras Artes de Castelo Branco, ALBI ASTA, viu aprovado o projeto Rede Interior, que prevê um investimento de cerca de 300 mil euros e comparticipação de 294 mil. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova conseguiu financiamento de 289 mil e 500 euros, para um investimento de cerca de 295 mil euros no projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.

(Foto arquivo)