Covilhanenses já podem “levar” livros da nova “Cabine de Leitura”

A primeira “Cabine de Leitura” da Covilhã foi ontem inaugurada pelo presidente da autarquia, Vítor Pereira e pelo presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca. Situada na Praça do Município a cabine terá livros de diferentes géneros literários para que covilhanenses e visitantes possam “Levar, ler e devolver”.

Vítor Pereira frisou que a Câmara Municipal se “tem esforçado ao longo dos anos para mobilizar os cocidadãos para a leitura, desde a mais tenra idade e até neste momento de pandemia” e afirmou que esta infraestrutura é mais um passo para “fomentar o gosto pela leitura”.


Alexandre Fonseca reiterou que a Altice Portugal “se trata de uma empresa tecnológica” e nas suas “redes circulam gigabits e gigabits de informação, mas todos nós sabemos o prazer único que tem o cheiro do papel e o toque de um livro físico”.

Da mesma opinião, o presidente da autarquia reconheceu que “o digital é fundamental, mas o livro físico continua a ocupar um espaço muito importante nas nossas vidas”.

O presidente executivo da Altice Portugal, explicou, em declarações aos jornalistas, que cada município define o horário de abertura e encerramento da “Cabine de Leitura”, sendo que as que já existem por todo o país, têm ficado “abertas sem «ninguém a tomar conta» e as pessoas têm respeitado esta infraestrutura e utilizam-na bem”.   

O edil considera que este será “um teste à nossa cidadania e à cidadania de quem cumpre as regras elementares da vida em sociedade, que são as de respeitar aquilo que é da comunidade, uma vez que, respeitando aquilo que é de todos estamos a respeitar aquilo que é nosso”, reforçou.

Na cerimónia de inauguração foi ainda feito um apelo a todos os cidadãos para doarem os seus livros à nova “Cabine de Leitura”. Estas foram instaladas pela primeira vez em 2013 em Barcelinhos e atualmente são já mais de 40 espalhadas de norte a sul país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.